A maneira como a guitarra puxa a introdução já comunica uma leveza e um frescor quase transcendentais em virtude de sua delicadeza melódica. Capaz de promover sensos de frescor, enquanto a sensualidade se apossa do escopo sonoro com toda a ternura em sua textura aveludada, antes mesmo de a canção atingir seu primeiro verso, a canção já desfila dulçor, harmonia e contágio rítmico através da entrada do piano e da bateria.
Momentos antes de o escopo lírico começar a ser desenhado, a sonoridade é agraciada por um sobrevoo doce e frágil do violino, tornando bucólica e sertaneja a ambiência melódica. É então que vozes femininas afinadas se complementam entre backing vocal e vocal principal, enquanto começam a desenhar o enredo verbal da canção.
Contagiante, floral e macia, When You’re Gone é se matura como uma faixa estruturalmente folk em que as vozes introduzem toques solares, o violino, a brisa e o swing. A bateria, enquanto isso, consegue fluir entre frases precisas e outras mais brandas a ponto de entrar em sintonia com a necessidade rítmica da canção em cada momento narrativo. Uma faixa cativante que ainda consegue ser ambientada na praia graças à contribuição da guitarra em efeito lap steel.