O barulho de água corrente associado com o som de animais dá ao cenário uma energia tranquilizante e natural que é capaz de acalmar o ouvinte sua totalidade emocional como uma espécie de mantra. Nesse ínterim, uma guitarra de riff aveludado surge a partir de um riff bluesado abraçado por uma cama harmônica doce e singela.
Fornecida pelo que parece ser o sintetizador, esse fator traz consigo um sonar doce e gélido que dá à canção uma dose extra de emoção, mesmo estando em seus primórdios melódicos. Rapidamente, porém, o ouvinte é levado para uma sequência experimental baseada em uma espécie de jam session unilateral. Aqui, Jackson Colt desfila habilidade e conhecimento musical à frente das técnicas realizadas em sua guitarra, mas sem denegrir a ambiência serena e transcendental já em processo de maturação.
Assim que Colt faz ecoar uma nota aguda que vem em uma forma suspirante, um súbito momento de silêncio se faz. Dele, a canção entra em uma completamente nova subdivisão narrativa. Potente pela presença do som da bateria em forma de punchs uníssonos com o groove seco e ríspido do baixo, ela é marcada por uma melodia embrionariamente metalizada que entra em um crescendo excitante e premonitório.
Como uma forma de pré-refrão, essa frase leva o ouvinte para um momento único. Depois de se unir à bateria e o baixo de forma mais visível em uma estrutura sonora consistente e precisa, a guitarra é subitamente calada para, enfim, fluir para um refrão explosivo. Uma explosão não apenas em virtude de sua desenvoltura, mas também pela forma intensa e visceral com que a bateria soa.
Proporcionando uma interessante sintonia sensitiva para com os gritos tocantes que a guitarra vai desfilando ao longo do ápice, a bateria acaba se tornando um elemento-irmão que sugere apoio, moral e, até mesmo, alento. Uma sincronia tocante que faz com que lágrimas de reflexo se formem nos olhos do espectador e fluam sem controle pelo seio da face como um veio de água seguindo o fluxo do rio.
Monsoon é, portanto, uma faixa instrumental em que o protagonismo está absolutamente localizado na figura da guitarra. Por meio da expertise de Colt, o instrumento se torna a base para que a canção caminhe por entre roupagens do espectro do rock que compreendem desde o hard rock a flertes com o metal sinfônico, power metal e o próprio metal. Definitivamente, uma obra bem trabalhada.