Thiaguinho MT - Favela Canta

NOTA DO CRÍTICO
Nota do Público 0.00 (0 Votos)

O fluminense Thiaguinho MT quer começar bem o ano. Com essa ideia em mente, ele anuncia a divulgação de seu novo trabalho. Intitulado Favela Canta, o lançamento consiste no primeiro EP de sua carreira e tem produção de DJ 2F e JS O Mão de Ouro.


Um som aveludado e suave abre a canção de abertura do EP. Com uma melodia influenciada pelo reggaeton, Ainda tem uma sensualidade rítmica típica desse estilo musical latino. E para dar mais peso a esse fator, a voz grave de Thiaguinho invade a harmonia trazendo um lirismo de cunho sexual e levemente vulgar, mas nada que fuja da estética lírica do pancadão. Ao mesmo tempo, porém, as palavras escolhidas e a forma como as frases cantadas foram construídas deixam em evidência a influência lírica com a estrutura do funk melody dos anos 00’.


Com um bit box característico do pancadão carioca, Morrão tem seu início. Cheio de convidados especiais, tais como MC TH, Oik e DaGrace, a canção tem uma letra descompromissada, quase com tom de humor. Isso pode ser percebido na forma como a frase-chiclete “Sabia o que sua filha vem fazer aqui no alto do morrão?” foi construída, pois ela é acompanhada de uma sonoridade que cria um ar dramático-pastelão. Com uma ponte de canto rappeado, a canção tem seus picos de cadência.


E por falar em estrutura rap, é ela que molda o canto de Elas Quer. Com um instrumental inebriante, a canção tem uma tentativa de frase-chiclete sensual com a repetição do título em forma de suspiro. Diferente das canções anteriores, a sensualidade feminina não é o ponto central da faixa, mas um tempero extra inserido no conteúdo lírico após a primeira estrofe pelo convidado PK Delas.


Assim como aconteceu em Elas Quer, JS O Mão de Ouro insere sua vinheta de assinatura na introdução de Bandida e Não Namora, uma música estruturada com base no ritmo do sertanejo universitário. Cheia de cadência, ela conta com a participação da voz áspera de DJ Will DF no pré-refrão e no refrão.


Perdeu Playboy, a saideira de Favela Canta, tem um ritmo fortemente sedutor que, assim como em Elas Quer, é composto em cima da métrica do sertanejo universitário. Com um lirismo que traz situações em que toda a ação tem seu preço, a faixa conta ainda com a participação do rapper estadunidense Gshytt no refrão, algo que eleva a cadência e entrega temperos diferentes à melodia da canção.


Para alguns, o conteúdo de Favela Canta pode ser pobre e até xucro, mas a verdade é que seu conteúdo lírico retrata nada além da realidade e da cultura das favelas. E talvez no intuito de dar uma suavizada, Thiaguinho MT e seus produtores optaram por inserir as letras em melodias distintas, formando uma miscigenação rítmica.


É verdade que o EP não é uma obra de arte. Além de não ter forte apelo comercial, tanto seu ritmo quanto seu conteúdo lírico não apresentam grandes complexidades. Mas, como já foi levantado anteriormente, Favela Canta desempenha mais um papel comunitário. E nesse aspecto Thiaguinho MT e companhia estão de parabéns.


Nessa mesma linha encontra-se a arte de capa. Trazendo nada além de Thiaguinho em primeiro plano e a favela ao fundo, ela transmite a sensação de pertencimento e até uma autoafirmação de origem. Mesmo tendo um ar amador, o trabalho conjunto de Leonardo Sales, Larissa Vieira e Nobru Filmes passou a informação desejada.


Lançado em 19 de fevereiro de 2021 via Los Pantchos/Som Livre, Favela Canta é um trabalho que deve ser ouvido desprovido de preconceitos. Todo o lugar tem suas características e peculiaridades e é isso o que o EP mostra: a vida na favela.





Compartilhe:

Cadastre-se e recebe as novidades!

* campo obrigatório
Seja o primeiro a comentar
Sobre o crítico musical

Diego Pinheiro

Quase que despretensiosamente, começou a escrever críticas sobre músicas. 


Apaixonado e estudioso do Rock, transita pelos diversos gêneros musicais com muita versatilidade.


Requisitado por grandes gravadoras como Warner Music, Som Livre e Sony Music, Diego Pinheiro também iniciou carreira internacional escrevendo sobre bandas estrangeiras.