Serj Tankian - Elasticity

NOTA DO CRÍTICO
Nota do Público 0.00 (0 Votos)

Os rumores sobre uma provável reunião do System Of A Down cresceram substancialmente com o anúncio de dois singles inéditos em dezembro de 2020. Mas isso não aconteceu, pelo menos não ainda. E por isso, músicas compostas pelo vocalista Serj Tankian no intuito de serem inclusas no novo álbum do grupo foram, no final das contas, usadas para formar Elasticity, primeiro EP solo de Tankian.


A guitarra surge em um tom que promete uma crescente agressividade. Junto a ela, um som de teor eletrônico perambula no ambiente criando uma atmosfera de peso, mas com noções populares. A faixa-título do EP acaba se mostrando, no desenrolar de sua estrutura, uma música que mistura o avant-garde metal, o grunge e o metal alternativo. Entre as várias frases sem sentido entoadas por Tankian em seu estilo característico de canto existem, curiosamente, frases sonoras extremamente melódicas que envolvem e conquistam o ouvinte. De toda a forma, o lirismo da canção carrega uma crítica social grande em que classifica a sociedade como marionete dos governantes.


Em Your Mom, Dan Monti apresenta uma guitarra de riff inicialmente reflexivo, o qual acompanha, com dedilhados tranquilos, o vocal limpo de Tankian. Com picos de afinação e extensão vocal, os versos de ar carregam a descrição de cenários de guerra e o falso conforto da sensação de apoio. Mas é no refrão de compasso acelerado e sonoridade agressiva, de guitarra áspera e com estrutura extremamente envolvente que uma roupagem rítmica tal qual acontece em B.Y.O.B. surge cativando o ouvinte e o atraindo para mais um hino crítico. Aqui, o nu metal se confunde com heavy metal.


O piano se faz presente na introdução de How Many Times?. Dominando a abertura da canção, o instrumento por si só denota uma dramaticidade, mas em verdade, as notas ressoadas nos versos iniciais parecem, de fato, transmitirem uma tristeza enrijecida, mas cujas lágrimas podem ser sentidas escorrendo por entre as faces melódicas. Cheia de questionamentos que abrangem sociedades esquecidas, a canção possui realmente um ar dramático que ganha força com a inserção de notas de violino. Curiosamente, quando a bateria entra, ela, juntamente com suas linhas aceleradas, transforma a energia da canção e imprime uma cadência mais sedutora.


O ar dramático continua forte em Rumi, com as notas do piano sobrevoando a harmonia introdutória da canção. Rodeadas de homenagens e frases de amor ao filho, Tankian oferece ao ouvinte uma surpresa. Isso porque no momento em que se pensa que a canção será calcada na estrutura minimalista de voz e piano, a melodia cresce, ganha explosão, velocidade, combinação de elementos sonoros e uma agressividade peculiarmente inclinada para a estética punk, mas cujas linhas de bateria criam um contraponto estrutural com a imersão no heavy metal. Com trechos de melodia contagiante, a canção possui uma formulação mista que, como resultado, oferece uma sonoridade fundida entre o heavy metal, o punk e o progressivo. De todas as canções de Elasticity, Rumi é uma forte candidata para a canção mais melódica no sentido mais estrito da palavra.


Electric Yerevan, o segundo single divulgado do EP, possui a mesma estrutura melódica que a faixa-título. Afinal, é agressiva, tem uma sonoridade que mistura sujeira com aspereza, é rápida e ainda tem sons eletrônicos que se somam à harmonia. Como uma ode à Armênia, a letra parece enaltecer os valores e aspirações da sociedade armênia. É curioso como, na presente faixa, o princípio de caos se torna, também, conforto aos ouvidos pela harmonia melódica que, dele, se constrói.


Depois de nove anos sem lançar nenhum produto solo, Serj Tankian oferece, com Elasticity, um grito de insatisfação e incredulidade sobre a situação vivida pelas sociedades guerrilheiras, em especial à Armênia e ao Líbano. No quesito harmônico, todas as cinco faixas carregam muito da identidade sonora tão característica do System Of A Down.


Ao mesmo tempo, elas possuem frescor estrutural e uma arquitetura que deixa claro o seu autor. Serj Tankian tem uma noção estética muito peculiar que torna cada um de seus trabalhos únicos, cheios de crítica, mas sem revolta.


No caso de Elasticity, como já foi levantado anteriormente, a crítica vai às realidades das sociedades guerrilheiras, à submissão cega aos governantes, às mentiras institucionalizadas. De certa forma, a arte de capa capta bem essa ideia. Afinal, bustos de rostos rígidos e firmes possuem olhares penetrantes, assim como chefes de estado. Mas as cores que de seus olhos escorrem passam a ideia de liquidez, de maleabilidade e, de fato, elasticidade. Por isso, está instituída a dicotomia entre a rigidez e a flexibilidade.


Lançado em 19 de março de 2021 via BMG, Elasticity é como o capítulo completo dos subcapítulos Protect the Land e Genocidal Humanoidz, mas claro que com o olhar sensível e puro de Serj Tankian. Ou seja, o EP é um refresco saudável para aqueles que sentem falta do SOAD, mas também é impiedosamente autêntico e, por isso, atende também aos gostos dos fãs do libanês batizado Serj Adam Tankian






Compartilhe:

Cadastre-se e recebe as novidades!

* campo obrigatório
Seja o primeiro a comentar
Sobre o crítico musical

Diego Pinheiro

Quase que despretensiosamente, começou a escrever críticas sobre músicas. 


Apaixonado e estudioso do Rock, transita pelos diversos gêneros musicais com muita versatilidade.


Requisitado por grandes gravadoras como Warner Music, Som Livre e Sony Music, Diego Pinheiro também iniciou carreira internacional escrevendo sobre bandas estrangeiras.