Os Mulekes - Burburin Com Os Mulekes (Ao Vivo) - EP1

NOTA DO CRÍTICO
Nota do Público 0.00 (0 Votos)

Mais de 20 anos após o lançamento de seu álbum de estreia autointitulado, Os Mulekes presenteiam seus fãs com o anúncio do segundo EP ao vivo da carreira. Intitulado Burburin Com Os Mulekes (Ao Vivo) - EP1, o novo material tem a intenção de interagir com públicos de diferentes idades.


Como um trovão mudo, a bateria de Junior leva o ouvinte para um ambiente macio, ensolarado, alegre e adocicado. A sincronia existente entre o trompete de Luiz Felipe, o saxofone de Miguta e o teclado de Leo Carvalho já indica a presença de uma mistura de gêneros de essência brasileira. Guiada pelo compasso grave e preciso do baixo, a melodia é repleta de um swing que caminha pelo pagode de base samba-axé. Sofrida através da interpretação da voz grave de Márcio Lopez, a primeira parte de do medley Outdoor / Que Situação / Beijo Geladinho narra a saudade de um alguém que se fez presente apenas nos momentos de prazer. De melodia cristalina deixando o ouvinte apto a degustar os sonares afinados do cavaco de Bebe e da cuíca, Outdoor logo passa, a partir de uma ponte regida pelos metais, para Que Situação, um pagode swingado guiado pela voz ainda mais grave de Fabinho que narra a paixão a primeira vista por alguém já comprometido. Mantendo o mesmo grau de malemolência, Beijo Geladinho possui um teor lírico adolescente que narra um romance ingênuo de encontro no cinema, mas com alto índice de desejo para que a relação seja duradoura. 


A maciez, o conforto e o aconchego retomam o protagonismo a partir do suave sopro do saxofone em um amanhecer morno e reconfortante. Atrás de seu protagonismo, o teclado e a bateria criam uma base melódica confortavelmente cativante. Com o oco sequencial do cowbell entregando o tempo rítmico na coxia melódica, Não Foi À Toa, a primeira música de outro medley triplo, é o puro arrependimento do esquecimento de uma data importante para o par. A necessidade do perdão exala pela voz de fundo embargado pelo erro. Tendo também no sax a ponte para outro ambiente, nasce Momentos, música que evidencia a presença de Belo dividindo os vocais. Com sua língua presa, ele ajuda Os Mulekes a dialogar sobre tristeza, um sentimento curado a partir da companhia da pessoa que desperta a paixão. Romântico, tal trecho passa para outro terreno a partir de uma pausa na maciça melodia. Continuando com o mesmo viés amoroso, Antes De Dizer vem com a história de um casal que se desprendeu e que, após longos anos, se reencontraram em uma condição desfavorável para outro romance. Esse enredo surge, inclusive, com a mesma base melódica que as faixas anteriores desse medley.


Com uma melodia mais gélida e contida, tal como o emocional do personagem lírico, a presente sonoridade evidencia a sincronia existente entre o saxofone, o teclado e, também, a flauta amena e adocicada, o novo medley se inicia com Tenho Medo, uma faixa de sonoridade que repete a estética dos compilados anteriores, algo que acontece até mesmo no enredo. Com sensibilidade em demonstrar que tem medo de estar confundindo os sentimentos, o diálogo retoma o romance guiado pela incerteza e pela insegurança de não estar respaldado pelo outro alguém. Como de costume, o saxofone faz a ponte para um novo trecho do mesmo capítulo. Futuro Prometido, curiosamente continua com o mote do enredo de Tenho Medo, pois traz um personagem que sofre por uma relação falsa. Porém, Ainda Existe Amor Entre Nós vem para mostrar o que o título em si comunica. Mesmo com o passar do tempo e com idas e vindas, o amor ainda resiste no interior de cada coração.


Floral, doce e levemente mais agitada, Opções traz um diálogo que reflete sobre a entrega, a confiança, o medo e a insegurança. De refrão chiclete, o trecho dá seguimento para, a partir da flauta e do teclado, Adoro Te Beijar, um ambiente que dá seguimento ao romantismo com pitadas suaves de um curioso senso de posse. Tal recorte, curiosamente, soa como uma linear continuação de Antes De Dizer, que passa para outro cenário a partir de uma melodia estimulante e sincopada. Ligeiramente animada e com pitadas tímidas de frescor, o novo recorte possui brisas psicodélicas a partir do sonar do hammond produzido pelo teclado. Gata Manda A Ver vem com a paixão, a atração e a vontade de ter, ao menos uma dança, como experiência de proximidade com aquela pessoa que desperta o amor.


De melodia diferenciada em seu despertar, o novo horizonte não demora muito e já assume as mesmas vestes que todas as outras composições. Carente é um trecho que apresenta um personagem solitário e necessitado da presença do outro alguém. Aqui, porém, a guitarra de Daniel Feitoy é percebida de maneira mais cristalina em suas ondas agudas que servem como um dos elementos para a transição para O Amor Chegou. Nesse segundo recorte, Os Mulekes trazem de volta aquela sensação de calafrio sentida por uma primeira paixão, algo abordado em Beijo Geladinho. É o amor à primeira vista. A partir da voz de Lopez, Sobrenatural se apresenta como uma narrativa de coincidências entre o script de um filme de cinema com a vida do casal.


Piano e teclado oferecem uma mescla de dulçor e gravidade. Novamente com a presença de Belo nos vocais, o novo horizonte vem com um aroma romântico puro, inquestionável e incontrolável. De melodia mais amena e de sonar diferenciado, Alma Gêmea surge como a primeira grande faixa de Burburin Com Os Mulekes (Ao Vivo) - EP1. Curiosamente, esse cover não se uniu de maneira linear com a harmônica 12 De Junho, afinal, a presente faixa tem um enredo longe do açucarado encontro de duas almas de amores recíprocos. Aqui, a saudade pelo outro alguém, que nega qualquer nova investida, é o tema central. Depois da sofrência de 12 De Junho, Buzios De Tarô retoma, de leve, o romantismo de Alma Gêmea, pois aqui, o personagem lírico está com a vida mudada por conta do outro alguém, uma pessoa que, de tanto amor, chega a gerar até uma ligeira dependência.


Dramática e chorosa. É como um ato teatral melodramático. Intensa e de estética até sombria para a proposta d’Os Mulekes em Burburin Com Os Mulekes (Ao Vivo) - EP1, Me Esquece se une a Sonho Prometido por apresentar um roteiro que narra um romance regido pela falsidade. Entre a vontade do reatar do outro, o personagem lírico está consciente de sua maturidade e necessidade de superação da tristeza de um relacionamento unilateral e enganoso.


Não há dúvidas de que seja um material romântico. Floral, macio e com vestes adocicadamente contagiantes, Burburin Com Os Mulekes (Ao Vivo) - EP1 é uma sequência de medleys cujos enredos o tornam um material redundante e mais-do-mesmo. Ainda que capte o ânimo do público em sua gravação, o EP não consegue esconder a limitação de composição lírica do grupo, que, nitidamente, compõe sempre na mesma linha de raciocínio.


Nem mesmo com o auxílio do produtor Arthur Frederico Nascimento de Souza, Os Mulekes conseguiram mostrar algum tipo de diferencial mesmo em se tratando de sua base rítmica, o pagode. No que tange a construção de uma estrutura que defenda essa vertente melódica, não existem contradições. O time de percussionistas formado por Andrielysson de Souza, Fred Muleke, Leonardo Ribeiro de Souza, Matheus Maria e Vitinho fez um bom trabalho na construção da levada de um pagode sambado que exala de todos os poros de Burburin Com Os Mulekes (Ao Vivo) - EP1.


Ainda assim, o EP é um material feito na medida daquilo que seja redondamente consumível pela grande massa. Um trabalho que se conforma em se manter na zona de conforto no intuito de agradar sua base de fãs que, notavelmente, estava no agrado de cada medley apresentado durante o show.


Lançado em 05 de maio de 2023 via Warner Music Brasil, Burburin Com Os Mulekes (Ao Vivo) - EP1 é um EP mais-do-mesmo que, durante seus pouco mais de 30 minutos de execução, se manteve na mesma base melódica e em um mesmo tema lírico. De fato, é um produto contagiante, mas impressiona a limitação no campo da composição ou, se não, decepciona pela consciência de investir somente na zona de conforto.












Compartilhe:

Cadastre-se e recebe as novidades!

* campo obrigatório
Seja o primeiro a comentar
Sobre o crítico musical

Diego Pinheiro

Quase que despretensiosamente, começou a escrever críticas sobre músicas. 


Apaixonado e estudioso do Rock, transita pelos diversos gêneros musicais com muita versatilidade.


Requisitado por grandes gravadoras como Warner Music, Som Livre e Sony Music, Diego Pinheiro também iniciou carreira internacional escrevendo sobre bandas estrangeiras.