Monsta X - Shape Of Love

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Depois do anúncio de The Dreaming, a boy band sul-coreana Monsta X não levou mais de seis meses para divulgar um novo trabalho de inéditas. Intitulado Shape Of Love, o EP é vendido como sendo a fusão entre o R&B e o rap com lirismos que trazem mensagens de amor.


Uma voz grave e limpa versa palavras em coreano de maneira a notar sensualidade em sua pronúncia. Um baixo de linhas graves e espaçadas impressas por Ok Jaewon trazem dramaticidade ao despertar melódico preenchido também por um ruído branco sequencial. É então que, em uníssono, Hyungwon e Joohoney se unem em um verso que serve como um aviso de que o Monsta X está de volta. É uma clara referência ao verso icônico “backstreet’s back, alright” de Everybody (Backstreet’s Back), single do Backstreet Boys. Desaguando em uma sonoridade swingada e até mesmo minimalista, Kihyun e Hyungwon se dividem entre os versos seguintes colocando, respectivamente, doses extras de ânimo e imaturidade à canção. Misturando rap e R&B, Love se mostra uma canção alegre e, como o próprio nome sugere, é uma exaltação ao amor, à sincronia e ao sentimento de cumplicidade.


Com um torpor inebriante a partir da sonoridade gélida do teclado, uma ambiência de synth-pop se faz amanhecer entre a mistura de palavras coreanas e inglesas espalhadas entre os versos iniciais. Tomando a forma de electro, Burning Up traz pronuncias suspiradas e a presença de falsetes que levantam sua energia ao tratar do êxtase da atração, do famoso fogo da paixão. A presença de R3HAB, inclusive, ajuda a aumentar o clima de festa que exala do contexto melódico da canção.


O tilintar oco das baquetas faz a contagem de quatro tempos. É então que Joohoney entra em cena com seu vocal agudo de raspas graves. Eis que a canção ganha luz, ganha groove e ganha swing com a sonoridade sinergicamente vivaz de elementos como trompete e baixo. Apresentando a sinergia entre os integrantes I.M e Minhyuk entre os versos do refrão, Breathe chama a atenção pelo ritmo alegre e dançante que contagia o ouvinte.


Dramático é o que define a introdução. O som das notas delicadas do piano acompanhado da sonorização de água escorrendo como chuva dá um misto de sensações nostálgicas, melancólicas e, inclusive, de um estranho aconchego. Majoritariamente cantada em inglês, Wildfire se mostra como a balada de Shape Of Love a partir de um lirismo emocional que, a cada divisão entre os integrantes, exala um sentimento sofredor que comunica a necessidade de apoio, de afeto. Mesmo quando a canção ganha contornos rítmicos do rap e deságua sobre um refrão chiclete, ou ainda quando alcança versos rappeados regidos por Joohoney em uma mistura de inglês e coreano, Wildfire não esconde a insegurança latente do eu-lírico.


Levemente sombria e regida pelo riff melancólico de Lee Jinho, 사랑한다 traz uma estrutura rítmica diferenciada por oferecer uma melodia simplista, mas cuja estrutura consegue atingir um estado de contágio e atenção superiores às demais canções de Shape Of Love. Ao contrário de Wildfire, 사랑한다 é uma música cantada majoritariamente em coreano com pinceladas de inglês, mas é possível perceber que ela se trata quase de uma carta de amor, uma declaração, uma exposição dos sentimentos que o outro alguém estimula na outra metade.


A união da guitarra e do baixo de WOOKI com o estalar dos dedos que criam o despertar do compasso melódico oferece um amanhecer melancólico. De estrutura intimista e amaciada, AND consegue ser ainda mais dramática que Wildfire, mas desemboca em um refrão de ritmo suavemente alegre. Não à toa, entre as pinceladas de inglês pronunciadas pelos integrantes, AND se mostra abordar um momento de tensão no relacionamento.


O Monsta X não precisa de muito para provar ao mundo sua hegemonia no campo do k-pop. Bastaram seis músicas para compor um  trabalho, seis músicas que mostram a sincronia, a capacidade que seus cinco integrantes têm de fluir entre o inglês e o coreano, de mesclar rap, pop e R&B. Como resultado, veio Shape Of Love, um EP dramático, romântico e alegre.


Mesmo tendo a melancolia e a dramaticidade como grandes ingredientes a comporem a receita emocional, o EP é repleto de groove e swing, fatores que são trazidos, além da divisão de falsetes entre os integrantes, dos backing vocals que acabam por dar mais resistência às melodias. 


YOONSEOK, Jinho, BrotherSu, Sam Carter, Jantine Annika Heij e Kim Gunwoo entregaram afinação, sincronia e uma cama melódica que exala consistência e com capacidade de amplificar os ingredientes existentes em cada canção, independente se drama, swing, groove ou alegria.


E por conter tantas emoções em um único trabalho, Lee Tae Sub, Jantine, Justin Oh, R3HAB, dr. ahn e WOOKI formaram uma base de engenheiros de mixagem capaz de oferecer uma sonoridade madura o suficiente para poder comunicar cada sentimento. O feito é tão visível que após cada música o ouvinte está profundamente absorto em estados de espírito diferentes.


Juntando tais elementos, vêm os produtores, que são como a peça-chave de qualquer trabalho fonográfico. São eles que dizem o caminho que os músicos e cantores devem seguir para atingir o objetivo desejado. E em Shape Of Love, YOONSEOK, WOOKI, I.M, Ye-Yo!, Joohoney, Hyungwon, Lordquest, Ryan Jhun, Oh e Bae Kihyun atingiram o desejo de criar um trabalho emocional que fala de amor.


Lançado em 29 de abril de 2022 via Starship Entertainment, Shape Of Love traz ritmos marcantes e lirismos intensos. Dramático, alegre, swingado e groovado, o EP é, assim como Tudo, um trabalho que dialoga sobre as facetas do amor com um sentimentalismo evidente.

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Sobre o crítico musical

Diego Pinheiro

Quase que despretensiosamente, começou a escrever críticas sobre músicas. 


Apaixonado e estudioso do Rock, transita pelos diversos gêneros musicais com muita versatilidade.


Requisitado por grandes gravadoras como Warner Music, Som Livre e Sony Music, Diego Pinheiro também iniciou carreira internacional escrevendo sobre bandas estrangeiras.