NOTA DO CRÍTICO
Um ano depois de lançar Entropia, o trio instrumental chileno Invernadero fez sua primeira apresentação internacional. Foi durante a Semana Internacional de Música (SIM), na cidade de São Paulo, em 2020. Essa mesma performance surtiu no lançamento do EP ao vivo Alucinaciones En El Ñielol.
Notas de cordas clássicas fazem surgir afrente do imaginário do ouvinte um ambiente transcendental, leve e astral. Porém, o que se segue em Dragones Espaciales é um instrumental de base no blues, cujo baixo de Paolo Mardones caminha com um groove singelo em tons aveludadamente nostálgicos causando um conforto extra-sensorial ao espectador. É interessante como esse sentimento pauta a sonoridade restante da faixa, que ainda conta com uma guitarra que parece lamentar e chorar, mesmo que em alguns momentos ela rebele toques de agressividade.
Lembrando a sonoridade californiana do funk rock Red Hot Chilli Peppers, Germen Colosal chega como se apresentasse um dia ensolarado, cheio de tons pastéis que alegram e estimulam a alegria no ouvinte. Tudo isso graças à afinação igualmente alegre da guitarra de Sebastián Moncada. É verdade, porém, que a melodia da canção também guarda momentos sombrios em sua estrutura regada de uma bateria groovada por parte de Nicolás Norambuena.
Em Energía Solar, uma forte imersão na música latina por meio de elementos percussivos diferenciados emprega um swing heterogêneo à canção. Envolvente e empolgante, a música possui versos harmonicamente contentes e alegres em sua estrutura. Por contar ainda com a presença do clarinete de Erick Turrieta, a música ganha contornos de uma extravagância psicodélico-progressiva intrigante e instigante.
Onda Estelar vem mais acelerada e com um groove igualmente estimulante. A guitarra, aqui, brinca com seu dedilhar, traz notas alegres de um hardrock tímido, mas que ainda assim consegue ser identificado por quem o ouve. Seus solos, alegres e aconchegantes, fazem com que, definitivamente, Moncada seja o protagonista absoluto da canção, que também é outra forte candidata no que tange o fator swing. Nela, inclusive, notas do saxofone de Diego Roa parecem flutuar pela melodia como um personagem onipresente ao enredo.
Cheia de groove, a base rítmica de Vorágine invade trazendo uma guitarra distorcidamente em tons graves e com uma agressividade até então inexplorada em Alucinaciones en el Ñielol. Mas enquanto baixo segue seu dedilhado groovado e a bateria preenchendo seu espaço com repiques, a guitarra se mostra numa dicotomia entre rebeldia e alegria. Por isso, essa canção é um expoente que mistura elementos do metal e do hardrock, pois tem algo sombrio que intriga e, ao mesmo tempo, algo swingado que conquista.
É com formato de jam session que a saideira do EP se apresenta. Pájaros Amarillos traz uma melodia suja, dura e com elementos sonoros de um sombrio singular. É interessante como suas frases crescentes e estimulantes conseguem instigar o ouvinte mesmo quando elas se misturam numa confusão psicodélica regada de saxofone e, portanto, uma melodia heterogênea.
Não impressiona que, com pouco mais de cinco anos de existência, o Invernadero tenha conseguido alçar voos para além do Chile. Seu som é preciso, competente e versátil. Mistura a alegria latina com a agressividade estadunidense e a obscuridade europeia.
Tem swing, melancolia, agressividade, nostalgia, psicodelia e raiva. Seus instrumentos falam por si no balé que formam em cada canção. Parece estranho, mas o instrumental criado pelo trio deixa claro que há um entrosamento de alicerces firmes entre os instrumentos, algo que garante uma maturidade sonora.
E por falar em maturidade sonora é a mixagem de Seba Moncada e Mardones que faz isso acontecer. Por meio de suas mãos, a sonoridade ficou audível, sem ruídos e transmitindo harmonia bela em sua essência.
A arte de capa de Nicolás Molina, por sua vez, apresenta uma introspecção no ambiente da psicodelia. Afinal, a foto de aparência tremida e com cores vivas em destaque dão, inclusive, uma ideia astral e transcendental.
Produzido por José Ignacio Molina, Alucinaciones En El Ñielol foi lançado em 22 de janeiro de 2021 via Humo de Temu e mostra uma banda de potencial e de sonoridade competente. Para os públicos artístico e underground, Invernadero tem muito a oferecer.