NOTA DO CRÍTICO
O ano de 2021 mal entrou no segundo trimestre e a lista de lançamentos no mundo da música não para de crescer. Não apenas a lista dos anúncios independentes nacionais, mas também a dos mais diversos selos musicais está bastante ativa. De uma dessas gravadoras está saindo Sweet Dreams, o quarto e mais recente álbum de estúdio de Dennix.
Abrangendo os diversos singles lançados pelo músico anteriormente, o álbum é introduzido ao ouvinte com a faixa-título. Com uma sonoridade alegre baseada no mais cru do synth-pop, pitadas de new wave e até mesmo do chip tune, a canção transmite uma energia que permeia a atmosfera setentista ao mesmo tempo em que tange os anos 80. Afinal, o teclado de notas ácidas no pré-refrão e o beat proporcionam o encontro dessas duas décadas ricas em sonoridade. Em meio a uma atmosfera majoritariamente doce, o timbre de Dennix oferece um tempero que levanta a melodia, pois apesar de ter notas agridoces, ele possui um grave sedutor que se encaixa com a proposta rítmica.
Com notas inebriantes na introdução, Bright Hearts possui protagonismo comandado pelo beat de Renato Patriarca. É verdade que o que se tem é uma melodia melancólica, mas o refrão conquista o ouvinte com sua estrutura crescente e um teclado imprimindo sonoridades típicas do chip tune de forma mais marcante do que aquela feita na música anterior. Há também algo de dramático na harmonia que intriga o ouvinte.
Injetando uma dose de ânimo no ouvinte, So Deep possui um ritmo contagiante, dançante e sedutor que cativa o espectador logo na sua introdução. Apresentando um lirismo que aborda a noção de lembrança, Dennix oferece ao ouvinte uma música híbrida, que pode ser degustada tanto em uma balada quanto em academias por conta do compasso de sua melodia.
Com um vocal mais grave e sensual, o cantor entra em cena em Rise and Shine com o auxílio do vocal de Shirley Oliveira. Fazendo backing, Shrirley proporciona momentos de dueto em que seu timbre aveludado, mesmo ao fundo, sirva como um porto seguro, uma base firme para a interpretação lírica de Dennix. No refrão, uma melodia e uma cadência vocal atraentes e de estrutura chiclete se firmam no ritmo, que conta ainda com o som groovado do baixo imprimindo cadência e toques de swing na sonoridade.
Com influência clara do Eurythimcs, Close to You tem seu início formado pela união de notas eletrônicas do teclado de Fernando De Gino e de um beat new wave setentista amplamente sedutor e cativante. O desenrolar da faixa desemboca em um refrão inebriante cujo lirismo denuncia os eventos posteriores de dança na balada quando Dennix diz “Now it’s up to go. Let’s leave the club and go to my home”.
Surpreendentemente, em Just Love Me ocorre a entrada de uma sonoridade fora do campo eletrônico. É Lucas Medina imprimindo toques de conforto e romance a partir dos riffs proferidos já na introdução. E para se adequar a essa proposta, Dennix se apresenta com um vocal mais macio, empostado e até mesmo mais limpo. É verdade que, como o resto das canções do disco, Just Love Me possui elementos eletrônicos em sua sonoridade, mas eles casam perfeitamente com a atmosfera romântica que se forma nesse que pode muito bem ser considerado um single lado B de Sweet Dreams.
Retomando a atmosfera synth-pop, chega Higher, uma canção de um primeiro verso com beat compassivo e estimulante, mas cuja melodia sugere mais do mesmo. Porém, com a entrada do refrão, essa impressão muda completamente. Afinal, os riffs da guitarra entregam pinceladas de um soft rock tímido, mas mesmo assim capaz de encantar e atrair o ouvinte para a melodia da canção.
Som de um baixo de riff fortemente groovado pode ser ouvido em meio aos demais instrumentos sonoros presentes na introdução de Through the Clouds. De todas as canções até então apresentadas do álbum, essa parece ser aquela com instrumental mais abrangente. Afinal, nela existe som de violino, guitarra, baixo e teclado conversando harmonicamente com o beat. Isso faz com que a música não fique apenas no rótulo do synth-pop, mas entre também para o pop e abrace o soul.
Nesse momento, Sweet Dreams recebe uma divisão. Daqui para frente, inicia-se um capítulo de remixes das canções anteriormente apresentadas. E a primeira a receber uma reinterpretação é So Deep, que agora recebe o domínio de L_cio. A partir dele, a canção recebe uma estética ainda mais dançante e ainda mais dentro da temática de danceterias.
O mesmo acontece com a interpretação de Andy Bach sobre a mesma canção. Por meio da nova roupagem criada por ele, a faixa recebe um enaltecimento do beat, deixando a música com uma cadência mais acentuada e, portanto, ainda mais dançante. De toda a forma, a essência da versão original continua mantida.
Nas mãos de Manni & Bassino Garage House, So Deep recebe uma introdução completamente nova, mantendo apenas a essência do beat. Curiosamente, o decorrer da música segue sendo majoritariamente o mesmo não fosse a injeção de mais notas de teclado no refrão, criando estímulos dançantes extras.
Mais uma empreitada do Manni & Bassino Garage House se apresenta. Nesse novo remix de So Deep, existe a retirada das sílabas finais de cada palavra cantada por Dennix, fazendo com que as frases acabem sendo peculiarmente uma sonoridade a mais da canção, que ainda entrega uma cadência estimulante.
Barulho de água correndo é inserido na introdução de So Deep nessa que é uma versão mix feita por Bassino Treblinsky Underwater Vapor. Por isso, o que acontece é que a faixa ganha conotações de mantra, mas um mantra atraente e sedutor que convida o ouvinte para a pista de dança.
Para encerrar o disco, Tessuto escolheu Close to You para fazer um remix. Em sua versão, a faixa ganha toques de suspense na introdução, impressão que logo se esvai com a entrada do beat com marcações extras, deixando a melodia levemente mais acelerada.
Parece que Sweet Dreams foi feito sob encomenda. Afinal, a sonoridade por ele apresentada certamente atrairá público para as danceterias. Dançante, sedutora, cativante e estimulante, cada uma de suas 14 músicas, inclusive as seis faixas remix, oferecem cenários e ambientações diferentes ao ouvinte.
Com influências que vão de Eurythmics, passam por Guru Josh Project e tangem até mesmo Maroon 5, o disco possui, no meio de seu synth-pop, notas do soul, do soft rock, do chip tune e da new wave. Isso entrega certa complexidade à melodia total do álbum, a qual tem o intuito de ser única e exclusivamente dançante.
Uma coisa que não pode deixar de ser mencionada é que a dicção de Dennix para com o inglês é clara e de fácil compreensão, mesmo sendo perceptível aquele típico sotaque brasileiro ao enveredar a linguagem para outro idioma.
Lançado em 15 de abril de 2021 via Midas Music, Sweet Dreams é aquele disco que deve ser colocado no último volume e simplesmente deixar a melodia moldar a dança. Completando uma das frases cantadas pelo Eurythmics em seu single de mesmo nome do presente disco “Sweet dreams are made of this. Who am I to disagree? I travel the world and the seven seas. Everybody is looking for something”, sim, todo mundo está procurando algo, algo que estimule a vontade de dançar. E esse algo é, sem sombra de dúvidas, Sweet Dreams.