
Enquanto a canção se inicia como uma espécie de brisa quente vinda do horizonte, fazendo a neblina do crepúsculo do amanhecer rapidamente se evapore, uma sonoridade semelhante ao de um trompete é percebida ao fundo. Simultaneamente, porém, a guitarra se coloca em cena por meio de um riff rascante em seu tom áspero rasgando e rompendo, com certo grau de intensidade, o torpor ofertado pela canção até então.
Rapidamente, a canção passa a ser agraciada por uma cama harmônica de caráter digitalizado proveniente do sintetizador. Por meio desse ingrediente, o agudo gélido passa a dar uma curiosa nota de frescor, ao passo que o chimbal da bateria, oferece uma textura seca responsável por entregar, à obra, os primeiros sinais de enredo rítmico.
Funcionando como uma espécie de guia racional, a bateria permite que sintetizador e guitarra se unam em um uníssono de estrutura ondulante ao desenhar uma sonoridade densa e de essência interessantemente sombria. Surpreendentemente, porém, assim que a obra entra em seu primeiro verso, ela evidencia, por meio do compasso rítmico, que sua base é estruturada sob a paisagem do pop.
Guiada liricamente por uma voz masculina de timbre agradavelmente grave, a canção permite que o ouvinte identifique, com certa facilidade, a contribuição do baixo em sua sonoridade. Afinal, é esse instrumento, com sua postura encorpada e sensual, que dá à obra consistência e uma conotação de precisão que lhe confere força no que tange seu ambiente melódico.
De ritmo preciso, a canção vai se desenvolvendo de forma a trazer, ao ouvinte, uma arquitetura rítmico-melódica ondulante. Conforme assume um crescendo ao passo que se encaminha ao refrão, porém, Not Today é agraciada por uma harmonia sintética que lhe confere um viés interessantemente fantasmagórico. Porém, ao chegar ao seu ápice sonoro-narrativo, a obra evidencia uma natureza dramática que destaca uma desenvoltura percussiva um tanto rígida e dura que, felizmente, não atrapalha a experiência auditiva do espectador.
Com a participação do tilintar do pandeiro entregando outra textura no escopo percussivo, detalhe que lhe garante, além de uma boa noção de movimento, a percepção de sensualidade, Not Today é, ainda, presenteada por um solo de guitarra que a torna vivaz. No contexto geral, a faixa apresenta um bom equilíbrio entre uma base pop, um senso dramático-melancólico e a atitude imponente do rock.