Cicatrice - Down With The Low End High

NOTA DO CRÍTICO
Nota do Público 5 (3 Votos)

Quando se fala em marginal no âmbito da música, logo vem à mente Chorão, o saudoso vocalista do Charlie Brown Jr. e também conhecido como Marginal Alado. Pouco menos de 700km² distante de Santos, a litorânea Florianópolis  possui uma cena musical em ascendência. De lá e com forte representação na música marginal está o trio Cicatrice que anuncia Down With The Low End High, seu primeiro EP.


Uma voz surge como em uma transmissão radiofônica dos anos sessenta. O efeito, inclusive, é o mesmo feito por Axl Rose na introdução de Civil War, single do Guns and Roses. É então que golpes tímidos, mas precisos e singulares da bateria de Clive Mund puxam a instrumentação introdutória da faixa-título. A experimentação de texturas é o resultado dessa melodia de tonalidade grave que, além de flertar com o gótico, traz uma guitarra cujas frases são recheadas de reverb.


O efeito fade out da faixa-título não foi utilizado para trazer a música seguinte como um medley. Porém, o encerramento de uma casa muito bem com o início da outra. Afinal, além de possuir o artifício fade in, em que o som vai ficando cada vez mais alto e presente, a presente sonorização potencializa a concretização do ambiente sombrio e sinistro oferecido na música-título. E aqui, o protagonismo recai de maneira indiscutível sobre o baixo de Bruno Barbi, pois sua sonoridade é grave, potente e abraça essa ambiência tensa ainda em elaboração que, inclusive, ganha sobrevoos de sons eletrônicos proporcionados pelo sintetizador. Essa combinação de elementos faz com que Love Song assuma ares de nu metal e acabe tendo flertes, mesmo que de maneira singela, com a estrutura sonora das músicas distribuídas nos primeiros álbuns do Linkin Park. Eis que uma voz de tom mediano invade a cena melódica. De vocal grave e de temperos rasgados, Asdra Martin possui um timbre intrigante por conseguir se assemelhar simultaneamente tanto ao vocal de Corey Taylor quanto ao de Marilyn Manson. Apesar do nome indicar amor, Love Song é uma música de lirismo mórbido que, melodicamente, evolui para um avant-garde durante o refrão, momento em que cores vivas e uma luz pacifista lutam para romper as barreiras obscuramente enrijecidas do submundo por onde a presente faixa caminha. No mais, Love Song ainda surpreende o ouvinte por haver momentos dramático-lamentosos proporcionados tanto pela melodia quanto pelo vocal.


Linearidade e gravidade andam de mãos dadas durante a execução do riff introdutório de All About You. Na presença de um beat simplista e minimalista, a melodia acaba tomando a forma definitiva de avant-garde ao passo que o lirismo transita por entre lamentações e devaneios sobre maus hábitos como alcoolismo, vício em cigarro e afins. Tudo imerso em uma ambiência embriagante e melancólica com traços, inclusive, depressivos. 


Aspereza, linearidade e gravidade. É uma estranha mistura de melancolia e rebeldia que perambula na estrutura rítmica em formação. Curiosamente, não fosse a excessiva distorção grave empregada na guitarra, a frase introdutória de Dancing With The Stars teria uma semelhança ainda maior com o despertar de Open Your Eyes, single do Snow Patrol. Por conta disso, a canção assume uma sonoridade que flerta intensamente com aquela criada pelo The Cult. Anestesiante e embriagante, a sonoridade de Dancing With The Stars possui uma proposta que forma uma harmonia melancólica com o vocal cujo lirismo trazido fala sobre falta de pertencimento, solidão e até mesmo abuso infantil.


Necessariamente, o que define a base melódica de Down With The Low End High é o post-punk, mas diferente daquele emitido pelo La Burca em Desaforo – Volume I, aqui existe uma equalização mais bem trabalhada. Cheia de melancolia, dramaticidade, lamúria e obscuridade, ela proporciona uma ampla experimentação de texturas. Afinal, o EP ainda apresenta um blend rítmico composto por nu metal e avant-garde emaranhados e amarrados sob uma perspectiva sonora gótica.


Por essas razões, é possível identificar nítidas influências de bandas como System Of A Down, Linkin Park, Korn, The Cult e New Order no escopo geral da sonoridade proporcionada pelo Cicatrice. Todas muito bem amarradas a ponto de Down With The Low End High soar autenticamente melancólico-fúnebre.


É curioso, mas apesar de a melancolia ser um importante ingrediente do EP, ela não está de toda presente na arte de capa. Feita entre Clive Mund e Bruno Barbi ela apresenta os integrantes cujas feições transparecem um sofrimento entorpecido. Uma tristeza sensitiva, mas não identificável em essência. 


Lançado em 28 de maio de 2021 de forma independente, Down With The Low End High é um EP de sonoridade sinistra e até mesmo tensa. Com uma paleta de cores recheada de variantes do preto e com pouco branco, o trabalho é de uma atmosfera introspectiva que, para muitos, pode proporcionar uma digestão delicada.

Compartilhe:

Cadastre-se e recebe as novidades!

* campo obrigatório
Seja o primeiro a comentar
Sobre o crítico musical

Diego Pinheiro

Quase que despretensiosamente, começou a escrever críticas sobre músicas. 


Apaixonado e estudioso do Rock, transita pelos diversos gêneros musicais com muita versatilidade.


Requisitado por grandes gravadoras como Warner Music, Som Livre e Sony Music, Diego Pinheiro também iniciou carreira internacional escrevendo sobre bandas estrangeiras.