Ferrugem - Interessante

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No momento em que o carioca atinge patamares admiráveis no universo musical, se tornando o artista de pagode mais observado do Spotify, com uma marca superior a 5,3 milhões de seguidores, um novo álbum surge. Intitulado Interessante, o material é o sucessor de Abre Alas e o segundo disco de estúdio de Ferrugem.


Um dulçor suave e refrescante puxa, com uma maciez extremamente educada, a breve introdução. Com uma melodia branda e reconfortante construída a partir da suavidade doce do cavaquinho de Lincoln de Lima e o compasso rítmico aveludado do pandeiro de Fábio Miudinho, a sonoridade da faixa-título logo se completa com o timbre agridoce de Ferrugem. Mantendo a sutileza estética mesmo quando o surdo de Flavinho Miúdo passa a oferecer outra textura no escopo rítmico, a faixa-título é surpreendida com uma leve acidez presente nos rompantes pontuais do groove bojudo do baixo de Gabriel Alves, elemento que ajuda a dar uma singela inserção de swing no contexto melódico. Com direito aos uivos da cuíca arregimentando o pagode sambado que exala da melodia, a faixa-título é uma obra que fala do exercício do destino agindo no encontro de duas pessoas. Ainda que, mesmo sutilmente, seja percebido uma insegurança e até mesmo auto-menosprezo por parte do protagonista, a faixa fala de amor, de encontro e do desejo de desenvolver o romance recém iniciado.


Enquanto o violão de Ian Félix puxa a introdução desenhando um ambiente praiano, fresco e descompromissado, uma voz feminina e cheia de melismas abre a narrativa do novo enredo. É Luísa Sonza propondo um revezamento vocal melodicamente doce junto a Ferrugem. Evoluindo para um ambiente contagiante e sensual, Saudade é uma canção sobre memórias afetivas em relação à pessoa por quem se nutre uma paixão. Cheia de coloquialismos, a principal lição que a canção traz é a não negação do amor.


A forma como o violão se movimenta promove, curiosamente, um ambiente densamente choroso e cabisbaixo graças ao apoio do dramático ácido-doce do teclado de Rafael Castilhol que ajuda a colocar a canção sob vestes de flertes singelos com a polca paraguaia. É com essa ambiência estética que Ferrugem apresenta a primeira balada de Interessante. Melancólica, Lágrimas Caindo apresenta um personagem lidando com as dores do término e com a dificuldade da superação do luto de um relacionamento que não verá novos amanhãs. Não por menos que os versos curtos “eu queria saber te esquecer” e “eu queria saber te desquerer” comunicam de maneira transparente o conflito emocional vivenciado pelo personagem.


O som do tilintar das baquetas de Gabriel Ferrari serve como o chamado para a apresentação da nova melodia. Longe do sofrimento lancinante de Lágrimas Caindo, a presente canção retoma o frescor e a maciez já típicos do pagode feito por Ferrugem. Tendo um ritmo-melódico bem estruturado entre violão, cavaco, pandeiro, surdo e cuíca, Bota A Cara é mais uma canção que exalta o amor, mas deixando esse quesito como coadjuvante. Afinal, o que a música expõe é a coragem de assumir o sentimento e a vontade de estreitar um relacionamento, questões que, à sua maneira, tangenciam com a mensagem de Saudade.


O prato da bateria surge como se estivesse trazendo uma chuva refrescante. Porém, o movimentar adocicado do cavaco introduz, novamente, um senso melancólico a Interessante. Curiosamente, contudo, existe, nesse mesmo princípio de sofrimento, uma embrionária noção de romance que contamina, indiretamente, a melodia. Todo Amor Do Mundo, uma faixa que se matura como um amaciado pagode, fala de como o ciúme pode afetar o bem-estar do relacionamento. Entre revivências desnecessárias de um passado já encerrado, o protagonista surge como peça-chave na demonstração de carinho e afeto pelo outro alguém na tentativa de dizer que é a ele que todo o amor é endereçado. Até o momento, Todo Amor Do Mundo é a primeira canção em que o ato de dar um tempo, associado com o fim de um romance, é tido como alternativa recíproca.


Com um veludo estonteante e convidativo proporcionado pelo protagonismo absoluto do teclado, uma quebra nos padrões líricos acontece. Dando seguimento à ambiência de Todo Amor Do Mundo, Me Perdoa é mais uma canção de Interessante que surpreende por trazer um enredo em que o romance deixa de existir. Com um protagonista decidido em pôr um fim no relacionamento, Me Perdoa surpreende uma segunda vez ao introduzir, em sua segunda metade, uma voz feminina, mas de timbre densamente grave para narrar o ponto de vista da outra pessoa envolvida na relação. É IZA fornecendo uma visão que se configura como a mesma apresentada outrora por Ferrugem. Nesse ínterim, Me Perdoa, com os batuques repenicados do repique de Diogo Cepakkol, soa como uma canção que mistura tristeza e decepção pelo fato de o amor ter esfriado a ponto de o término ser a melhor solução.


É como estar flutuando na imensidão do universo. Com auxílio das notas agudas vindas da programação, a introdução mistura dulçor e torpor enquanto, em sua receita melódica, existe uma equilibrada fusão entre MPB, bossa nova e pagode de maneira a soar tão melancólica quanto Lágrimas Caindo e Todo Amor Do Mundo. De protagonismo do violão, a canção tem, assim como Me Perdoa, uma nuance de dor e decepção pelo fim do relacionamento. Ainda assim, Dias De Paz enaltece o bem-estar e a sensação de liberdade após a decisão pelo término do romance.


É como o efeito alucinógeno proporcionado após a ingestão do elixir do amor. Doce, floral e fresca, a melodia introdutória se matura para um pagode que retoma os diálogos de conquista, flerte e atração corpórea. De caráter sensual e libidinoso, Cuidar De Mim é uma canção cujo lirismo possui um conteúdo pobre em profundidade, além de se apoiar em um viés sexista de que a mulher deve satisfazer o homem. Ainda assim, Cuidar De Mim se vale pela melodia adocicadamente hipnótica.


Quase como uma jam session, a sinergia entre o violão, o baixo e as notas doces de cadência levemente acelerada do teclado fazem da introdução um súbito de paz reconfortante. Antes De Acabar é uma canção que refaz a trajetória do relacionamento e pensa o presente, momento em que, assim como aconteceu em Me Perdoa, o amor esfriou. Ainda assim, o protagonista se vale de alternativas chulas para testar se a chama da paixão realmente se apagou.


É como o vento fazendo as folhas secas valsarem em sintonia com a sua dança serena. No horizonte, o céu é agraciado por uma paisagem reconfortante e agradavelmente pacificante. De harmonia mais complexa, mas sem ser exagerada, Modo Absurdo combina a delicadeza do dulçor das notas do teclado, o compasso sincopado do pandeiro e rompantes de um veludo despropositadamente sensual vindo da guitarra de Michel Fujiwara. Modo Absurdo é uma música de veia alegre que traz um pagode mais aberto e enérgico que retoma o caráter romântico das narrativas do Ferrugem. Semelhante à faixa-título, Modo Absurdo traz um caráter educadamente sensual, bem como apresenta as mudanças que o amor promove no comportamento das pessoas. Modo Absurdo, além de ser a música mais bem trabalhada de Interessante no quesito harmônico-melódico, associa o efeito do destino no encontro de duas pessoas a ponto delas formarem uma espécie de amor-perfeito.


Fresca, doce e macia, a introdução, sem demora, já mostra a existência, assim como aconteceu em Todo Amor Do Mundo, da fusão entre pagode, bossa nova e MPB em sua melodia. Retomando o caráter melancólico já bem explorado ao longo do álbum, Fases Da Gente apresenta um protagonista lidando com a insegurança e o egoísmo ao ter de lidar com a rejeição. Possível perceber até mesmo nuances de desespero para manter a realidade, mesmo que ela se apresente em um estado já desgastado, Fases Da Gente é a não aceitação do término do relacionamento.


Ele tem seus pontos altos. Como um material que coloca o amor e o relacionamento como temas principais de seus 11 enredos, Interessante é um álbum que se divide entre enredos mergulhados em pura melancolia, alegria e também sensualidade. Um álbum sobre paixão, mas que também dialoga fortemente com as dores do coração.


Apesar de se apresentar educado, macio e sereno, o álbum, em sua proposta de falar sobre amor, paixão e relacionamento, tropeça em abordagens não muito felizes ao tratar de rejeição e até mesmo da libido. Afinal, nesses momentos é possível notar nuances de sexismo e egoísmo como forma de mostrar     que é o homem que deve ser servido e atendido satisfatoriamente.


Ainda assim, é interessante ver como em Interessante, o Ferrugem dialoga, nas entrelinhas, sobre insegurança, rancor e decepção. Tudo como forma de ressaltar as dores de um coração ferido não apenas pela rejeição, mas também pela quebra de contrato do amor incondicional e recíproco.


Pincelado por coloquialismos e enredos de caráter ardentemente libidinosos, o álbum, apesar de soar mais do mesmo em sua melodia, surpreende ao fundir no pagode padrão do batizado Jheison Failde de Souza, a bossa nova, o samba, a MPB e até mesmo a polca paraguaia. Um grande feito de Gabriel Vasconcellos, que com sua mixagem, atingiu um som cristalino capaz de fazer o ouvinte perceber todas essas nuances estilísticas.


Lançado em 11 de agosto de 2023 via Warner Music Brasil, Interessante é um álbum de veia romântica que fala de amor, paixão e libido. Indiretamente dialogando sobre as consequências da rejeição, o álbum transita entre a alegria, a melancolia, a sensualidade e o romance com muita versatilidade.

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Sobre o crítico musical

Diego Pinheiro

Quase que despretensiosamente, começou a escrever críticas sobre músicas. 


Apaixonado e estudioso do Rock, transita pelos diversos gêneros musicais com muita versatilidade.


Requisitado por grandes gravadoras como Warner Music, Som Livre e Sony Music, Diego Pinheiro também iniciou carreira internacional escrevendo sobre bandas estrangeiras.